sábado, 20 de maio de 2017

Andreas Röhrigs e Caroline Blasberg

O meu trisavô, Andreas Roehrig, casou-se em Lieichlingen, Alemanha com Caroline Blasberg, em 12 de agosto de 1857.   Depois de alguns anos de pesquisa encontrei a chegada a data de chegada deles no Rio de Janeiro pelo registros na hospedaria
De acordo com os registros, eles chegaram em 24 de julho de 1862, a bordo de navio belga, Cezar, embarcando na Antuérpia. Do Rio para Santa Catarina, usaram o vapor Imperatriz.






O casal inicialmente, em 1862, se instalou na Colônia Theresópolis/SC, atualmente município de Águas Mornas, de acordo com os registros da Igreja evangélica e batismo da minha bisavó

Encontrei os registros de batismo de dois filhos, Albert e Ignácia (Anna). Albert nasceu em 06 de setembro de 1862 em Vargem Grande. Anna nasceu em 1865 na colônia Theresopolis.

O documento de nascimento da Filha, Maria Mathilde em Colonia Theresopolis.
Registro de Maria 


Duas das filhas do casal, Aninha (Anna)  e Isabel (Elisa ou Elisabeth), casaram com os irmãos Laffin, Hermann e Reinhard.,filhos de August e Frederike.. Aninha nasceu na colônia Theresópolis e Isabel em Blumenau. Andreas, meu trisavô, em função das dificuldades enfrentadas em Theresópolis mudou para Blumenau, onde se instalou na Itoupava Alta.

Andreas Roehrigs (pais: Rüttger Rührigs e Anna Christina Wietscher) e
 esposa Carolina Blasberg e filhos

Transcrição dos dados da Igreja Luterana:
RÖHRIGS, Andreas oo Caroline n. Blasberg  Filhos:F. Aninha Röhrigs * 01.09.1865 em Teresópolis, oo Hermann LAFFIEN            F. Elise (Luise) Rührigs * 22.09.1870 em Blumenau, oo Reinhard LAFFIEN.

Recordamos que nos registros da Igreja. LAFFIN  é escrito como LAFFIEN ou foi erro de compilação quando os registros foram digitados ou é o nome INCORRETO no registro. Nos registros civis pesquisados a grafia do nome é LAFFIN. 

Encontramos os registros de nascimento e de obito de varios ascendentes, exceto os registros de óbito de  Andreas Roehrig ou Rührigs, August Laffin e Frederike Laffin. não foram encontrados até o momento.

As fotos dos túmulos no cemitério da Itoupava Alta,  de Carolina Roehrigs nasc. Blasberg (minha trisavó), de Elisa Laffin nasc. Rorichs, de Reinhard Laffin e Hermann Laffin (meu bisavô) estão no sitio do Billiongraves,
Ver link de Elise Laffin nasc. Rorichs:
 https://pt_br.billiongraves.com/grave/Elise-R%C3%B6richs-Laffin/29738576


Registro de casamento na Alemanha - Fonte https://familysearch.org/.

Registro de óbito de Carolina Röhrigs na cidade de Blumenau com 99 anos de idade.
Foto do tumulo de Carolina no site  billiongraves, situado no cemitério da Itoupava Alta: 
 https://pt_br.billiongraves.com/grave/Caroline-Blasveig-Roehrigs/27279340

Registro de óbito de Carolina Röhrigs, com 99 anos de idade 
em  26/04/1936 em Itoupava
Viúva de Andreas Röhrig
Deixou a filha Maria (66 anos) e  Elisa (63 anos)
Ela é nascida Blasberg (filha de Otto e Anna)

Registro do óbito de Carolina na Igreja evangélica de Itoupava Alta Blumenau
Tradução do registro: Rohrig, Caroline, nascida Blasberg. Colona, viúva
residencia: Itoupava, 26 abril 1933. com 98 anos 6 meses e 7 dias
TRADUÇÃO DO REGISTRO DE ÓBITO:

¨ Carolina Röhrig nascida Blasberg, faleceu em 26/04/1936, residente no bairro Itoupava e nasceu em Solingen na Alemanha em 19/0utubro/1834.
Casou com Andreas Rohrig por volta de 1860, emigrou com esposo e filhos entre 1865 ou 1870, indo primeiro para a Colonia Theresópolis e por volta de 1870 para um terreno na Itoupava, doado para uma escola e pátio da igreja.f
Ficou viúva em 1890 e desde então reside com a família de Reinhard Laffin (falecido em 1931), casado com a filha Elisa. 
Durante 60 anos trabalhou como parteira.
Deixou 2 filhos, 34 netos, 84 bisnetos e 4 tataranetos."

Pelo registro de obito de Carolina deduz-se que Andreas faleceu em 1890 e que estavam vivas, duas filhas, a Elisa e Maria???. O sobrenome pode ser Rührigs, Roehrigs ou Rohrigs. As transcrições podem ter erros devido ao tipo de letra usado no alemão antigo em seus registros civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data de imigração dos ascendentes

Data de chegada dos meus ascendentes imigrantes encontradas nas mais diversas fontes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Os primeiros imig...