domingo, 18 de junho de 2017

Colônia Theresópolis

A minha bisavó paterna, Anna Laffin nascida Roehrigs (Roehrich) nasceu na Colônia Theresópolis no ano de 1865 e a sua irmã Elisa nasceu em 1870 em Blumenau.

Os pais, Andreas Roehrigs e Caroline nascida Blasberg,   mudaram-se  de Theresópolis para Blumenau, em função dos problemas de desenvolvimento da colônia, que é atualmente o município de Águas Mornas. 

A seguir extrato do site da Prefeitura da Águas Mornas (1) falando sobre a fundação e o desenvolvimento da colônia:

A Colônia Teresópolis foi fundada pelo Governo Imperial em 03 de junho de 1860 por imigrantes católicos e luteranos. Eram provenientes, em sua maioria, da região da Renânia e Westphalia, na Alemanha, e foram transportados pela Companhia Steinmann, de Antuérpia. Ainda naquele ano de 1860, os imigrantes recém-chegados da Alemanha foram acrescidos de outros até então estabelecidos no sudeste do Brasil onde trabalhavam através do sistema de parceria. Eram os chamados "Die Kaffeepfluecker"- os colhedores de café, e foram "importados" da Alemanha por grandes fazendeiros produtores de café.

De acordo com o Blog dos Imigrantes (2), temos o movimento de imigração no Brasil daquela ocasião:
"28 de dezembro de 1846 - aportava em Desterro estes 114 alemães sendo 28 famílias das regiões de Loffelscheidt (aldeia de Hunsruck), Zell e Hirschfeld.
Março de 1847 - o segundo navio 14 DE NOVEMBRO trouxe duas levas de imigrantes entre 79 ou 81 pessoas. O terceiro era a galeota belga JEAN DE LACQUENGHIEN com 64 imigrantes (13 famílias e 3 homens solteiros) todos protestantes.Todos os imigrantes vindos no VÊNUS, 14 DE NOVEMBRO e JEAN DE LACQUENGHIEN estabeleceram-se na Colônia Santa Isabel.Em 1860 haviam 59 famílias com 258 indivíduos nesta colônia.
Entre junho e outubro de 1861 esta mesma colônia recebeu mais 281 pessoas.Em Palhoça os alemães eram procedentes de Pomerânia, Holstein, Saxônia, Westfalia, Oldemburg, Renânia, Baviera, Hunsruck, Palatinado, Hesse, Prússia, Wurtemberg, Saxe, Bremmen.Em São José os alemães eram procedentes da Renânia Meridional, parte do chamado Hunsruck, e parte da margem do Rio Mosela, mais ao norte."
Igreja Luterana de Águas Mornas (antiga Colônia Theresópolis)




Extrato do Relatório sobre o Estado de Santa Catarina de Pedro Leitão da Cunha, acima,  pagina 22, 23 e 24












Fonte:
(1) http://www.aguasmornas.sc.gov.br/colonia-teresopolis.htm

(2)  http://imigrantesalemaesempetropolis.blogspot.com.br/2013/02/colonos-pioneiros-alemaes-nos-estados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data de imigração dos ascendentes

Data de chegada dos meus ascendentes imigrantes encontradas nas mais diversas fontes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Os primeiros imig...