quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Rio Da Luz


 Meus trisavós, bisavós, avós moraram em Rio da Luz em Jaraguá do Sul e a minha mãe, Herta Lafin nascida Schwab, nasceu lá e morou durante algum tempo lá. Depois a família mudou-se para Blumenau mais precisamente pra rua Almirante Tamandaré, bairro da Vila Nova.

Rio da Luz atualmente foi tombado como patrimônio nacional pelo IPHAN, conforme abaixo:
"O processo de tombamento da região do Rio da Luz iniciou na década de 1990 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi concretizado em 2007. “A região já é Patrimônio Histórico Brasileiro e integra os Roteiros Nacionais de Imigração. Foi um tombamento realizado a nível federal, assim como ocorreu em Ouro Preto (MG), Pelourinho (BA) e Olinda (PE). São patrimônios nacionais”, explica o fiscal do Patrimônio Histórico de Jaraguá do Sul, Carlos Baratto. ."
O que é o Roteiro do Imigrante:
"São as milhares de pequenas propriedades rurais nas estradas abertas pelos imigrantes pioneiros que guardam, na paisagem, na arquitetura e nas tradições, as marcas da cultura dos países de origem e sua interação com o Brasil."

Pesquisando por Rio da Luz encontrei a Tifa Blank, ver mapa:

Tifa Blank, em JGS

O meu bisavô
chegou ao Brasil em 1879, com seus pais e irmãos. Outra lembrança da presença destes colonizadores é a Estrada  
Tifa Blank [2], fica em Rio da Luz em Jaraguá do Sul.

Nota: [2] Tifa significa:  pequeno bairro - vilarejo.

Meu trisavô. Gottlob Enke, pai de Alma,  pelo seu pioneirismo também foi homenageado com Rua Gottlob Enke - Rau - Jaraguá do Sul - SC.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data de imigração dos ascendentes

Data de chegada dos meus ascendentes imigrantes encontradas nas mais diversas fontes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Os primeiros imig...