sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Família Viebrantz

August Laffin e minha trisavó, Friedericke Laffin nascida Viebrantz, estavam morando em de  Groβ Dewsberg quando emigraram para o Brasil. Eles vieram para o Brasil a bordo do navio C.F.Funch saindo da Antuérpia. 

Friedrich Viebrantz e sua esposa Wilhelmine também são oriundos de Groβ Dewsberg e embarcaram com  a sua familia (ver registro) no mesmo navio que Friedericke com destino a Blumenau/SC. 
Imagino que os dois, Friedericke e Friedrich, eram parentes, considerando os dados deles. Não encontrei até o momento, registros na Alemanha ou na Polônia, sobre eles ou seus pais. 

Dewsberg, a cidade onde as é atualmente uma vila da Polônia chamada Dziwogora.

Segue abaixo o registro de óbito de Wilhelmina Viebrantz nascida Ropke, casada com Friedrich

Wilhelmina Viebrantz nascimento: agosto 1831, falecimento abril 1889

De acordo com os registros da Igreja Evangélica de Blumenau temos o seguinte:

VIEBRANTZ, Friedrich August Heinrich, colono em Rio do Cedro, oo Caroline Wilhelmine n. Röpke 
Filhos:
          F. Heinrich Wilhelm Julius Viebrantz * 14.11.1857 de Lutzig/Polzin/Pommern, casou aos                 07.01.1877 com  Auguste Marie Henriete Kamke * 04.01.1857 de Bramstaed/, filha de                            Ferdinand  Kamke e   Friederike n. Thom. 
            Testemunhas: Friedrich Viebrantz e Wilhelm Kleinschmidt.    
      

        Filhos de Heinrich e Auguste:  
          N. Carl Hermann Wilhelm Viebrantz * 10.02.1878  
          N Heinrich August Albert Viebrantz * 03.03.1882 Rio Cedro 
          N. Anna Mathilde Bertha Viebrantz   * 13.06.1880 Rio Cedro 
          N. Ida Marie Luise Viebranz (sic)      * 05.08.1885 Cedro 
          N. Anna Auguste Emilie Viebrantz     * 10.06.1888 Cedro l.
F Carl Viebrantz * 14.11.1860 de Quisbornow/Pomerânia, colono em Rio Cedro, casou em       Pomerode aos 30.09.1883 com Wilhelmine Dahlke * 07.10.1859 de Alt Schlage/Belgard, filha de Friedrich Dahlke e Henriette n. Dallmann. Testemunhas: Heinrich Klug e Bertha Latzke.         

 

Registro paroquial de casamento
de Carl e Wilhelmine Dahlke
em 1883
 

         Filhos de Carl e Wilhelmine:  
         N. Albert Friedrich Oscar Viebranz (sic) * 06.04.1885    
Carl Viebrantz *14.11.1860 de Quisbornow/Pomerânia, casou em Timbó aos 29.11.1886 com Auguste Kohls * 05.10.1867 de Groβ Rambin/Pomerânia, filha de Ferdinand Kohls e Wilhelmine       n. Thurow, Testemunhas: Gustav Drews e Albert Viebranz.         
        Filhos (Carl, viúvo, e Auguste): 
        N. Maria Auguste Ida Viebrantz * 20.07.1887 Cedro 

        F. Albert Viebranz *15.02.1868 de Groβ Drewsberg/Polzin/Pomerânia.

Dos registros constantes no arquivo nacional dos embarcados no C. F. Funch com destino a Blumenau para a Família Viebrantz foi copiada a figura abaixo.

Nota:  O vilarejo de Lutzig e de Neu Lutzig faziam parte da destilaria Dewsberg,  da fábrica de amido e da cooperativa de laticínios em Bad Polzin


10 comentários:

  1. Olá Margareth, primeiramente parabéns pelo seu empenho e dedicação no resgate da história da família Viebrantz.
    Meu nome é Fábio Viebrantz,sou nascido e moro em Curitiba,mas meus pais vieram de Santa Catarina.
    Meu bisavô chama-se Albert Viebrantz, nascido em 15/02/1868 em Thesberg Kikoslin. Casou-se com minha bisavô Wilhelmine Latzke, morou em Rio dos Cedros, e tvieram 7 filhos, (em português) Emma, Rudolf, Frederico, Oscar, Augusto e > Otto < (meu avô). Tenho alguns documentos deles.
    Por gentileza, entre em contato para podermos trocar informações, e quem sabe,juntar mais uma peça da história,em memória dessas pessoas tão corajosas. email: faefabio@hotmail.com - whats (41)9.98799-6114
    Grande abraço! Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, seu bisavô debe ter alguma parentesco com a minha trisavô, Fredericke Laffin, nascida Viebrantz.

    Alguns dados são baseados nos dados do arquivo nacional, em registros do my famíly e em documentos de Blumenau

    Espero ter contribuído de alguma maneira e caso deseje podemos trocar informações.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou Fábio!
    Estava pesquisando minha família, e acabei me deparando com um Laffin na minha família. Ela e minha trisavó, Christiane Laffin, casada com Carl Latzke, pais de Berta Latzke, que casou-se em 1884 em Badenfurt com Friedrich Wilhelm Viebrantz. A família de CARL LATZKE E CHRISTIANE (LAFFIN) vieram juntos no C.F.Funch, com a Família de Friedrich Viebrantz e Wilhelmine (Ropke) Sendo que aqui no Brasil meu bisavô, Albert Viebrantz, casou-se com Wilhelmine Latzke, filha de Carl e Christina. Meu zap é (41) 9.8799-6114. email fabiofiebrantz@Hotmail.com Seu blog está rico! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Que interessante🌎, vou ver como acrescentar estas informações no blog. Talvez na parte do August Laffin. Vou pensar. Obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Margareth, muito interessante e parabéns pelo seu empenho.
    Sou descendente de Latzke, por um acaso terias como me passar algum contato seu pra eu poder tirar uma dúvida a respeito?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande mensagem pelo Face.
      Creio que a parte Viebranz veio de Polzin.

      Excluir
  6. Olá Margareth! Realmente parabéns pelo empenho em reunir tanta informação. Me chamo William Viebrantz e estou justamento tentando traçar a árvore genealógica da minha família, pois tanto meu avô (Viebrantz) e minha avó (Mutschler por parte de pai e Radünz por parte da mãe) são descentes de imigrantes alemães. A parte Radünz foi um pouco mais fácil de encontrar e ligar com árvores já existentes, já que minha avó tinha documentos da minha bizavó, mas os Viebrantz está difícil. Pela memória do meu avô, o seu bisavô se chamava Frederico e sua bisavó Guilhermina, que eu acredito ser a Wilhelmina Viebrantz e Friedrich Viebrantz citados no texto, o que faria muito sentido, pois ele disse que eles eram de Blumenau. Podemos conversar sobre? Desde já muito obrigado pela tua determinação em reunir tudo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu não consegui nada dos Laffin e dos Viebranz na Alemanha.
      Eles vieram da Pomerânia, em 1876, mais precisamente de Gross Dewsberg que hoje em dia pertence a Polonia.
      Os nomes, eram aportuguesados nos registros.

      Excluir
  7. Olá William, entre em contato comigo, talvez eu possa te ajudar. Já consegui bastante informações sobre Friedrich e Caroline W. Viebrantz, são meus trisavós por parte de pai. Whtas 41-9.8799-6114

    ResponderExcluir
  8. Eu encontrei nos registros de cartorios civis do family search. Vou ver se ainda encontro o link.

    ResponderExcluir

Data de imigração dos ascendentes

Data de chegada dos meus ascendentes imigrantes encontradas nas mais diversas fontes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Os primeiros imig...