segunda-feira, 28 de julho de 2025

Ascendentes de Herta e João Luiz Lafin - Registros não encontrados


1.1 Lafin ou Laffin e Viebrantz


Os registros dos três irmãos, Wilhelm, Hermann e Reinhard Laffin e seus descendentes foram encontrados em vários sítios e compilados para este blog e/ou para o site de genealogia,  Family Search.

Figura do Blog na página da Família Laffin e Viebrantz mostra os membros que vieram para o Brasil e  para os listados  abaixo não foram localizadas quaisquer informações sobre nascimento, casamento, confirmações, óbito, descendentes etc :

1)  August Laffin, * 1838, residente em Gross Dewsberg, Belgard, Köslin, Pommern, Preussen veio com os esposa, Friedericke, e os filhos, WilhelmHermann, Gustav, Reinhard, Bertha e Carl em 30/04/1876 a bordo do vapor, C.F. FUNCH. (pai de Hermann, avô de Johann, bisavô de João Luiz).

2) Friedericke Laffin, * 1841,  residente em Gross Dewsberg, Belgard, Köslin, Pommern, Preussenveio com os esposo, August, e os filhos, WilhelmHermann, Gustav, Reinhard, Bertha e Carl em 30/04/1876 a bordo do vapor, C.F. FUNCH. (mãe de Hermann, avó de Johann, bisavó de João Luiz).

3) Carl  Laffin, * 1864,   residente em Gross Dewsberg, Belgard, Köslin, Pommern, Preussen, veio com a Família em 30/04/1876 a bordo do vapor, C.F. FUNCH. 

4) Bertha Laffin, * 1873, residente em Groß Dewsberg, Pommern, Deutschland, veio com a Família em 30/04/1876 a bordo do vapor, C.F. FUNCH

5) Gustav  Laffin, * 1874, residente em Groß Dewsberg, Pommern, Deutschlandveio com a Família em 30/04/1876 a bordo do vapor, C.F. FUNCH. 

1.2 Schwab e Meinel


Ida Lina Schwab nascida Meinel, residente em Gunzen, Vogtland, Saxônia, Alemanha, veio em 1923, com os filhos, Martin, Getrud e Wanda Reta, a bordo do vapor Bilbao(Ida Lina é mãe de Martin Schwab, avó de Herta Lafin)

Nota: Os filhos de Ida Lina, Ella Frieda, casada com Emil Burow, e Max Robert Schwab, solteiro, vieram meses antes da vinda da mãe para o Brasil. O filho, Richard, permaneceu na Alemanha.

Os registros de Ida Lina Schwab geb. Meinel, e dos filhos  Ella Frieda Burow geb. Schwab, Robert Max Schwab, Martin Schwab, Wanda Reta Beims geb. Schwab e Gertrud Schwab Schmidt e seus descendentes foram encontrados em vários sítios e compilados para este blog e para o site de genealogia,  Family Search.

Para os membros da Família Schwab e Meinel abaixo listados, não foram localizadas quaisquer informações sobre nascimento, casamento, confirmações, óbito, descendentes etc.  :

1) Richard Robert Schwab, residente em Gunzen, Vogtland, Alemanha, faleceu em 17 de dezembro de 1914 conforme registro civil de casamento de Max ou 10 de fevereiro de 1914 conforme registro de casamento de Martin 16 de dezembro de 1916 conforme registro de casamento de Wanda Reta  e antes da emigração da esposa e dos filhos.  (pai de Martin, avô de Herta).

2) Richard Schwab, um dos filhos do casal, não veio para o Brasil e tivemos contato com descendentes e  sabenmos que residia na antiga RDA e sua filha morava em Colônia, cidade de Nordrhein-Westfallen na antiga RFA.

1.3 Günther e Carls


Gottfried Günther nasceu em Gernrode, Saxony-AnhaltAlemanha, veio com a esposa Louise e os filhos, Louis, Emma e Minna, a bordo do navio Lord Brougham em 03/06/1868. (Gottfried é pai de Louis, avô de Maria Lafin, bisavô de João Luiz).

Os registros de Gottfried Günther e da esposa Louise e seus descendentes foram encontrados em vários sítios e compilados para este blog e/ou para o site de genealogia,  Family Search.

No caso de Gottfried Günther Louise Carls não encontramos dados sobre os ascendentes,  o registro de nascimento e de casamento,  bem como  para os filhos, Louis, Emma e Minna também não foram descobertos os registros de nascimento e batismo na Alemanha.

1.4 Blank e Ott


Wilhelm Blank, residente em Groß Rambin / Belgard / Pommern / Alemanha, veio com a esposa, Louise Blank nascida Ott, e os filhos, Friedrich, Albert, Minna e Carl, no navio Kronprinz Friedrich Wilhelm em 11/05/1879. ( Wilhelm é pai de Friedrich Blank, avô de Alida Schwab, bisavô de Herta Lafin).

Wilhelm BLANK
BerufNov. 1874 Tagelöhner in Battin, Kreis Belgard
Ehen / PartnerschaftenKinder
Ehegatte:Louise OTT
Anna Albertine Wilhelmine BLANK ✶ 29.11.1874 in Battin, Kreis Belgard, † 06.12.1874 in Battin, Kreis Belgard
 
verheiratet

No Brasil, foram encontrados os registros de óbito de Wilhelm, Louise e dos seus descendentes de Friedrich, Albert, Minna e Carl foram descobertos os registros de casamento. No caso de Minna, nascida depois de 1874, conseguimos encontrar o registro de nascimento na Alemanha. Estes dados foram compilados para este blog e/ou para o site de genealogia,  Family Search.

Nas pesquisas na Alemanha não encontramos os registros de nascimento de Wilhelm, de Louise, e dos filhos, Friedrich, Albert e Carl e do casamento do casal Blank, ocorridos antes de 1874.


1.5 Mette e Müller


Marie Günther nascida Mette em Schöningen, veio, em 01/09/1868, com os pais, Conrad e Friedericke, e os irmãos, Hinrich, Friedericke, Hinrich e Carl no navio Washington(Marie é mãe de Maria Lafin, avó de João Luiz Lafin)

Friedrich Conrad Mette, nascido  em Schöningen veio, em 01/09/1868, com a esposa, Friedericke, e os filhos Hinrich, Friedericke, Hinrich, Marie e Carl, no navio Washington (Friedrich é pai de Marie Günther, avô de Maria Lafin,  bisavô de João Luiz).

Friedericke Mette nascida Müller, em Schöningen, Alemanha, veio com o marido, Friedrick Conrad Mettee os filhos, Hinrich, Friedericke, Hinrich, Marie e Carl, 09/1868 no navio Washington. (Anna foi mãe de Marie Gunther, avó de Maria Lafin, bisavó de João Luiz )

Não foram encontrados os registros no Brasil de óbito de Conrad Mette. Do filho Henrique Mette nascido em 1854, não foram descobertos os registros de nascimento, casamento e/ou dos  descendentes. No caso de Fredericke não consegui encontrar o seu registro de nascimento e casamento na Alemanha. Os dados compilados para este blog e/ou para o site de genealogia,  Family Search foram obtidos nas mais diversas fontes.

Nas pesquisas na Alemanha não encontramos os registros de nascimento de Friedrich Conrad  e Friedericke Mette, e dos filhos, Henrique, Friedericke, Heinrich, Marie e Carlos e do casamento do casal Mette.


1.6 Röhrigs ou Rührigs e Blasberg


Andreas Roehrigs, nasceu em Solingen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, veio com a esposa, Caroline, e os filhas, Mathilde e Anna, em 1862embarcando no navio belga, Cezar, na Antuérpia e no vapor  Imperatriz no trecho do Rio de Janeiro para Santa  Catarina   ( avô de Johann Lafin, bisavô de João Luiz).

Rüttger Roehrigs nasceu em Solingen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, não veio para o Brasil. (Rüttger é pai de Andreas, avô de Anna e bisavô de Johann Lafin, trisavô de João Luiz )  

Caroline Roehrigs nascida Blasberg nasceu em Solingen, Nordrhein-Westfalen, Alemanha, em 24/06/1862, veio com o marido, Andreas Roehrigs, e os filhas, Mathilde e Annano navio belga, Cezar, embarcando na Antuérpia. O trajeto do Rio de Janeiro para Santa Catarina foi no vapor Imperatriz (Caroline,  mãe de Anninha Laffin, avó de Johann Lafin, bisavó de João Luiz). 

Peter Johann Blasberg nasceu em Leichlingen, Nordrhein-Westfalen, Alemanha e não emigrou.(Peter,  pai de Caroline Roehrigs, avô de Anninha Laffin, bisavô de Johan Lafin, trisavô de João Luiz)

Não foram encontrados os registros no Brasil de óbito de Andreas Roehrigs e de suas filhas Anna e Mathilde, seu nascimento, casamento, óbito  e/ou  seus descendentes. No caso de Andreas e Caroline não conseguimos encontrar o seu registro de nascimento na Alemanha. Os dados compilados para este blog e/ou para o site de genealogia,  Family Search foram obtidos nas mais diversas fontes.
Nas pesquisas na Alemanha não encontramos os registros de nascimento Andreas Roehrig, Caroline Blasberg, e das filhas, Anna e Mathilde 


1.7 Enke  e Picker

Gottlob Adolf Enke, nasceu em DrebaThuringenAlemanha, veio a bordo do navio "FRANKLIN" em 14/09/1860, com  a mãe, Christiane Friederike Enke nascida Picker. A filha Wilhelmine já estava no Brasil e veio em 1855 no navio Santos-Packet.

Christian Gottlob Enke, nascido em DrebaThuringenAlemanha, veio sozinho, 6 meses depois da esposa, a bordo do navio ROSKA”, em 25 de Abril de 1861. (Christian, pai de Gottlob Enke, avô de Alma Blank, bisavô de Alida Schwab, trisavô de Herta Lafin).

Christiane Friederike Enke nascida Picker veio, em 14/09/1860,  com o filho, Gottlob Adolf, no navio FRANKLIN.  (mãe de Gottlob Enke, avó de Alma Blank, bisavó de Alida Schwab, trisavó de Herta Lafin )

Andreas Picker, pai de Christiane, não emigrou para o Brasil.


1.8 Bohmann e Täschner


Johanna Friederike Enke nascida Bohman,  nasceu em 7 setembro 1846 em  Remptendorf, Thüringen, Alemanha, veio, em 05/07/1862, com os pais, GottliebChristiane, e os irmãos,  Caroline, LouiseFriedrich, Carl e Heinz,  a bordo do vapor Hamburg-Packet.

Johann Gottlieb Ernst Bohmann, nasceu no ano de 1822, em Remptendorf, Thüringen, Alemanha, veio, em 05/07/1862, a bordo do navio Hamburg-Packet, com a esposa, Christiane, e os filhos, Friedericke,  Caroline, LouiseFriedrich, Carl e Heinz (aparece depois como Henrique).
Ele faleceu 17/11/1865, com 43 anos, 8 meses e 10 dias, conforme registro da Igreja Luterana em Blumenau (fonte: Livro ano 1865 página 10) e Christiane casou-se novamente em 1866. (pai de Johanna Friedricke Enke, avô de Alma Blank, bisavô de Alida Schwab, trisavô de Herta Lafin )

Johanna Christiane Bohmann nascida Täschner veio, em 05/07/1862, na companhia do marido, Johann Gottlieb Ernst Bohmann, e os filhos, Friedericke, Caroline, Louise, Carl e Heinz, a bordo do vapor HAMBURG-PAKET para o Brasil. (mãe de Johanna Friedricke Enke, avó de Alma Blank, bisavó de Alida Schwab, trisavó de Herta Lafin ).

Nas pesquisas na Alemanha não encontramos os registros de nascimento e de casamento Johann Gottlieb Ernst Bohmann e de sua esposa, Johanna Christiane Bohmann nascida Täschner  e dos filhos, e especialmente,  Johanna Friederike Enke nascida Bohman.

Fonte: Hemeroteca Digital Catarinense, 

http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/revistas/relatorios%20govenos%20sc/1862%20A.pdf

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Familia Schwab e Meinel - Ricahrd Robert Schwab e Ida Lina Meinel

 1. Familia SCHWAB

Figura 1 - Arvore da Familia Schwab.


1.1. Dados de imigração

Herta Lafin nascida Schwab nasceu em Jaraguá do Sul/SC/BR (mãe de Margareth Lafin, autora do Blog).

Martin Schwab residente em Gunzen, Vogtland, Alemanha, veio com a mãe, Ida Lina e as irmãs Gertrud e Wanda Retaem 1924 a bordo do navio Bilbao. (pai de Herta)

Richard Robert Schwab, residente em Gunzen, Vogtland, Alemanha, faleceu em 17 de dezembro de 1914  conforme registro civil de casamento de Max Schwab ou 10 de fevereiro de 1914 conforme registro civil de casamento de Martin Schwab ou 16 de dezembro de 1916  conforme registro civil de casamento de Wanda Reta Schwab e antes da emigração da esposa e dos filhos em 1922/1923.  (pai de Martin, avô de Herta).

Nota: Richard Robert Schwab Verlustlisten 1. Weltkrieg, page 15382: Schwab, Richard (Untersachsenberg, Auerbach);07/10/1916
 

1.2 Lista de emigrantes

1.2.1  Lista da Familia Schwab no navio BILBAO procedente de Hamburg

Viúva Ida Lina Schwabresidente em Gunzen, Kligental, Vogtlandkreis, Saxônia, Alemanha, desembarcou em 16/04/1924 do Vapor Bilbao na cidade do Rio de Janeiro, procedente da cidade de Hamburg.

1) Ida Lina Schwab nasc. Meinel ,
2) Martin Schwab,
3) Wanda Reta Schwab
4) Gertrud Schwab

1.2.2 Ella Frieda Burow nasc. Schwab no navio BILBAO procedente de Hamburg

Ella Frieda e o esposo Emil Burowresidente em Stettin, Pommern, Alemanha,   desembarcaram em 16/04/1924 do Vapor Bilbao na cidade do Rio de Janeiro, procedente da cidade de Hamburg.

1.2.3 Robert Max Schwab no navio RUGIA procedente de Hamburg


Robert Max Schwabresidente em Untersachsenberg²), Kligental, Vogtlandkreis, Saxônia, Alemanha,  desembarcaram em 26/05/1922 do Vapor D.Rugia na cidade do Rio de Janeiro, procedente da cidade de Hamburg.


Figura 2 - item 4 - Max Robert Schwab 


1.3 Registros da Igreja Luterana


SCHWAB, Robert Max * 18.10.1898 em Untersachsenberg, Klingenthal, Vogtlandkreis, Sachsen, Alemanha, trabalhador em Altona, filho de Richard Robert Schwab e Ida n. Meinel, casou aos 26.06.1924 com Dorothea BRONNEMANN * 28.08.1903 em Blumenau, filha de Carl Bronnemann   e Marianne n. SCHÜTZ
Testemunhas: Emil Borow e Martin Schwab. Ato civil na mesma data. 

Filhos:

F. Ruth Ida Schwab, faleceu de paralisia com a idade de 8 anos aos 23.11.1933. 

BRONEMANN, Carl, colono em Velha, oo Marianne n. Strütz (Schütz) * 29.12.1868 em Kiev, Marianne faleceu de problemas cardíacos aos 05.11.1937. Deixa esposo, 6 filhos e 18 netos. 
F. Dorothea Bronnemann * 28.08.1903, oo Max SCHWAB 


1.4 Resultado de pesquisa em registros civis


1.4.1 Fihos de Richard Robert Schwab e Ida Lina Meinel no Brasil


Richard Robert Schwab
 (1865-1916) oo 
Ida Lina Meinel
 (1872-1948)


Filhos emigraram para o Brasil :
Figura 3 - Registro de Matrimônio Robert Max Schwab em Blumenau em 1924,
mais conhecido como Max Schwab


1) 
Robert Max Schwab
 (1898-1986) oo 
Dorothea Bronnemann
  (1903-1986)

SCHWAB, Robert Max * 18.10.1898 em Untersachsenberg, Klingenthal, Sachsen, Alemanha, trabalhador em Altona, afinador de instrumentos, filho de Richard Robert Schwab (falecido na Alemanha) e Ida n. Meinel (*02/02/1968), casou aos 26.06.1924 em Blumenau, com Dorothea BRONNEMANN * 28.08.1903 em Blumenau, filha de Carl Bronnemann (*17/01/1864) na Rússia e de Marianne n. Schütz (29/12/1870) Testemunhas: Andre Hoeltgebaum e Hermann HangInterprete juramentado:


2) 
Ella Frieda Schwab
 (1894-1938) oo 
Emil Burow
  (1890-1948)


Figura 4- Registro do Casamento de Ella Frieda Schwab com Emil Burow
em Stettin, Pommern, Deutschland


Transcrição do Registro de Matrimônio Alemão, Figura 4. 
Noivo: 
Emil Max August Burow,
auf Grund der Aufgebots-Bescheinigung anerkannt, Evangelischer Religion, geboren am 18. August 1890 Zarnefanz, Kreis Belgard, Pommern, wohnhaft in Stettin, Langerstrasse, 45, Sohn des Schuhmachermeister Albert Burow und seiner Ehefrau Martha geboren Binder, wohnhaft in Zarnefanz; 
 
Noiva: 
Ella Frieda Schwab,
ohne Beruf, auf Grund der Aufgebots-Bescheinigung anerkannt, Evangelischer Religion, geboren am 15. Februar 1894 zu Untersachenberg, Amtshauptmannschaft Auerbach, wohnhaft in Stettin, Langestrasse, 45, Tochter des Harmonikastimmers Richard Robert Schwab, verstorben,zuletzt wohnhaft in  Gunzen, und seiner Ehefrau Ida Lina geborenen Meinel, wohnhaft in Gunzen.

Nota:
" A esposa do senhor do 
Emil Burow, Ella Frieda Schwab Burow,
foi uma das funcionárias pioneiras da fábrica para fabricação de gaitas, pois, coube a ela fazer o afinamento dos foles, geradores dos acordes musicais, que originou a marca "Piazera", adquirida posteriormente pela Hering. (fonte: Acordeon em Jaraguá do Sul: da época da Escolástica Cercal aos dias atuais por Ademir Pfiffer - Historiador)

Tanto Ella (ver nota acima) como o seu pai foram afinadores de instrumentos musicaiscomo pode ser no detalhamento da profissão no registro alemão de matrimônio, que informa que Richard é afinador de instrumento (Harmonikastimmer) e que Emil era forjador de cobre (Kupferschmied).

3) 
Martin Schwab
 (1906-1971) oo 
Alida Eugenia Emma Blank
 (1906-1978)

SCHWAB, Martin * 10/01/1906, em Untersachsenberg, Klingenthal, Sachsen, Alemanha, filho de Richard Robert Schwab (falecido na Alemanha) e Ida Lina n. Meinelcasou aos  06/04/1927 em Jaraguá do Sul, com Alida BLANK * 24/07/1906,em Jaraguá do Sul, filha de Frederico Blank natural de Groß Rambin, Pommern, Alemanha e de Alma n. Enke, natural de BlumenauTestemunhas: Silvino Piazera e Oscar Blank e Intérprete Juramentado: Victor Kronenberg

4) 
Wanda Reta Schwab
 (1910-1989) oo 
Alfred Beims Junior
 (1902-1982)

SCHWAB, Wanda Reta * 11/12/1910 em Untersachsenberg, Klingenthal, Sachsen, Alemanha, residente na Velha, em Blumenau, filha de Richard Robert Schwab (falecido na Alemanha em 17/12/1916) e Ida n. Meinel) residente em Jaraguá do Sul, casou aos 04/03/1931, em Blumenau, com Alfred BEIMS * 02/01/1902, em Blumenau, filho de  
Alfred Carl Beims
natural de Blumenau e de 
Elisabeth Deggau
 natural da Alemanha.
Testemunhas: Willy Gude Heinrich Beims e  Intérprete juramentado: Herbert Bieging

5)  Gertrud Schwab (1913 - Falecida) oo 
Lauro Ribeiro Schmidt
 (1904-1979)

SCHWAB, Gertrud * 15/04/1913 em Untersachsenberg, Klingenthal, Sachsen, Alemanha, filha de Richard Robert Schwab (falecido na Alemanha) e Ida n. Meinel (*02/02/1968), casou em 18/04/1934,  Lages/SC, com Lauro RIBEIRO SCHMIDT  * 21/10/1904,  em Lages,  filho deValentin Viera SCHMIDT,  natural de Lages e de Júlia Ramos RIBEIRO natural de Lages.Testemunhas:     Interprete Juramentado:


1.4.2 Filhos de Richard Robert Schwab e Idalina Meinel residentes na Alemanha


Richard Schwab
 (1897 - Falecido)

Não consegui informações em sitios de registro. Tivemos notíucias que ele morava na DDR e depois na Alemanha. Uma das filhas dele morava em Köln e cheguei a visitá-la mas não recordo o seu nome. 

Masculi

1.4.3 Filhos de Martin Schwab e Alida Emma geb. Blank


 
Martin Schwab
 (1906-1971) oo 
Alida Eugenia Emma Blank
 (1906-1978)

Filhos: 

1) 
Herta Schwab
 (1927- 2002) oo 
João Luiz Lafin (1924 - 2000)


3) 
Alex Schwab
 (1933 - 1988) oo


2. Família Meinel


Figura 5 - Obito de Ida Lina Meinel
filha de Gustav Adolph Meinel e de Ida Meinel

Ida Lina Schwab, nascida MEINEL em 02 de fevereiro de 1872, afinador de instrumentos, residente em Gunzen¹, Vogtland, Saxônia, Alemanha, veio em 1923, com os filhos, Martin, Getrud e Wanda Reta, a bordo do vapor Bilbao(Ida é mãe de Martin Schwab, avó de Herta Lafin).

Eles vieram durante a crise econômica na Alemanha, após a primeira guerra mundial. 

Nota: 

(1) Os filhos de Ida Lina, Ella Frieda, casada, e Max Robert, solteiro, vieram meses antes da vinda da mãe e os irmãos para o Brasil.

(2) O filho Richard permaneceu na Alemanha. 

Gustav Adolph Meinel provavelmente residente em Gunzen, Voitgland, Sachsen, Alemanha. ( Adolph é pai de Idalina Schwab, avô de Martin Schwab, bisavô de Herta Lafin)

Notas:

¹) Gunzen ist ein Ortsteil von Schöneck im sächsischen Vogtland. Der Ort wurde am 1. Januar 1995 eingemeindet. In der Gemarkung von Gunzen liegt die Siedlung Zwotental mit dem gleichnamigen Bahnhof Zwotental.

²) Os exilados que se estabeleceram em Ober- e Untersachsenberg trouxeram consigo suas habilidades na fabricação de instrumentos musicais. Como resultado, fabricantes de violinos de Sachsenberg são documentados nos séculos XVII e XVIII.  Nos séculos XIX e XX, como em toda a área de Klingenthal, a produção de gaitas prevaleceu sobre a de violinos. Adolf Eduard Herold, de Untersachsenberg, é considerado o iniciador da produção de gaitas na área de Klingenthal a partir de 1851 Na virada do século XX, inúmeras empresas estavam sediadas em Ober- e Untersachsenberg, produzindo, entre outras coisas, gaitas e acordeões. Uma empresa que ainda produz hoje é a CA Seydel Söhne , que, de acordo com um documento oficial, foi fundada em 27 de outubro de 1847 por Christian August Seydel em Untersachsenberg. 

(Os antepassados Schwab e Meinel, Ida Lina, Robert Max e Ella Frieda, que vieram para o Brasil aprenderam o ofício de afinar gaitas e acordeôes.)