sábado, 27 de maio de 2017

Alitha Eugenia Emma n. Blank

."O processo de tombamento da região do Rio da Luz iniciou na década de 1990 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi concretizado em 2007. “A região já é Patrimônio Histórico Brasileiro e integra os Roteiros Nacionais de Imigração. Foi um tombamento realizado a nível federal, assim como ocorreu em Ouro Preto (MG), Pelourinho (BA) e Olinda (PE). São patrimônios nacionais”, explica o fiscal do Patrimônio Histórico de Jaraguá do Sul, Carlos Baratto. Porém, passados cinco anos, grande parte dos residentes no local sequer ouviu falar sobre o assunto."

O que é o Roteiro do Imigrante:
"São as milhares de pequenas propriedades rurais nas estradas abertas pelos imigrantes pioneiros que guardam, na paisagem, na arquitetura e nas tradições, as marcas da cultura dos países de origem e sua interação com o Brasil."

Registro de nascimento nº 803 de 
Alitha Eugênia Emma Blanck em Rio da Luz em Jaraguá/SC, 24/07/1906 -
Filha de Frederico
Blank e de Alma nascida Enke
Frederico Blank: filho de Guilherme Blank e Luiza Blank nascida Ott,  e de
Alma nascida Enke, filha de Gottlob Enke e de Frederica Enke nascida Bohmann, de Blumenau 

Alitha, minha avó é filha de duas famílias pioneiras, Enke e Blank, que inicialmente se instalaram na cidade de Blumenau e por questão de terras foram morar na região de Rio da Luz em Jaraguá  Sul.
Ela nasceu e foi criada em Rio da Luz, onde veio a conhecer o recém chegado da Alemanha, Martin Schwab com quem se casou no ano de 1927, ainda menor de idade, pois na ocasião se atingia a maioridade aos 21 anos. Estes dados podem ser obtidos no registro de casamento de Alida e Martin Schwab.

No registro de casamento a grafia do nome Alitha passa a ser Alida Eugênia Emma Blank, mas este lindo nome passa a ser Elisa no registro de nascimento de minha mãe e no meu registro de nascimento.

Registro de casamento de Alitha e Martin em 1927 em
Rio da Luz - Jaraguá

Parte 2 do registro de casamento;

Certidão de nascimento de Herta, 22/12/1927 em Rio da Luz
Livro de registro

Certidão de nascimento de Herta, 22/12/1927 em Rio da Luz
Neste registro a vó Alida  passa a ser chamada Elisa

Não se trata de outra filha pois os dois casaram em 1927, mas houve uma mudança de nome da minha avó por parte do cartório.

Outro erro está no registro de nascimento da própria Alitha, o nome do pai está aportuguesado, o nome da mãe abreviado, como por exemplo o nome de Frederico e Guilherme: Frederico Blank: filho de Guilherme (Wilhelm) Blank e Luiza (Louise) Blank nascida Ott, quando se analisa o nome dos bisavós. Os nomes eram simplesmente aportuguesados, abreviados por parte dos cartórios de registro. 
O nome da minha bisavó de Alma completo é Alma Christiane Fredericke Enke e não simplesmente Alma.  O nome de minha avó foi abreviado no registro da filha e modificado.

Em todos os registros posteriores, Alida é chamada de Elisa.  Elisa, casada como Alida Eugenia Emma Blank e  no nascimento registrada como Alitha Eugenia Emma Blank.  Elisa com nome de nascimento de Alitha é filha legítima de Frederico e Alma Enke Blank, natural de Rio da Luz.  casada com Martin Schwab.

O casal casou e morou durante alguns anos em Rio da Luz, ele trabalhava em Joinville e ela responsável pela pequena chácara na localidade. Após o nascimento dos 3 filhos, Herta, Erica e Alex, o casal mudou para Blumenau. 
Eles mudaram para o bairro da Vila Nova e a sua pequena chácara são atualmente, os terrenos do lado direito da Rua São Leopoldo, O lado esquerdo da Rua São Leopoldo eram terras da família Bronemann. Ele continuava a trabalhar na sua empresa de revestimento de assoalhos, embora tenha criado outras empresas, que não tiveram êxito.  Elisa cuidava da família,  do gado e de outros animais e da chácara. Eles tiveram uma vida de muito trabalho, muita luta e esforço para subsistência, tanto em Jaraguá como Blumenau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data de imigração dos ascendentes

Data de chegada dos meus ascendentes imigrantes encontradas nas mais diversas fontes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Os primeiros imig...