segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Rua Johann Lafin

 As terras do casal, Maria e Johann Lafin, foram adquiridas por volta de 1930 e no local, inicialmente, moravam o casal e os dois filhos. A casa ficava no final da rua e no início do morro e as terras na parte da frente serviam de caminho (antiga rua Johann Lafin) para a casa e pasto de vacas e plantio de legumes e verduras. 

Neste caminho eram soltas as vacas leiteiras e do lado da casa, na parte baixa, no sopé do morro, ficava um galinheiro para abrigo dos patos, marrecos e gansos e um rancho de madeira de dois andares, a parte inferior servia de abrigo para as vacas leiteiras e a parte superior para guarda dos materiais de cultivo e outros.

Os animais ficavam na parte da frente da casa, isolados por um cercado. No quintal do cercado da frente casa ficavam as vacas, galinhas, patos, marrecos e gansos. Os gansos cuidavam do quintal e impediam o acesso de estranhos a casa principal ou seja como um bom filho de pomerano, Johann Lafin, não tinha cães de guarda mas gansos No quintal ainda tinha um laguinho que servia de bebedouro e para natação dos patos, marrecos e gansos.

O CAMINHO vinha da Rua Almirante Tamandaré, entre o número 1220 e 1300, de aproximadamente 206 m, fazendo divisa com as terras de Max Bronemann e Max Heinig até a casa, e media cerca de  206 m. (ver figura 

 A cerca de 30 m da entrada, pela Rua Almirante, tinha uma ponte de madeira, sobre o Ribeirão Jararaca (ver mapa), bem construída e era usada por carros que acessavam a casa de Hildegard Braun nascida Lafin e no final a de Maria Lafin. 

A Rua aprovada era a servidão antiga que vinha da Rua Almirante Tamandaré, vr Lei 2412/78 e figura da rua Johann Lafin, sem prolongamento.


A rua passa a medir 441m conforme croqui, sendo prolongada em 225 m.,

Todas terras da rua Johann Lafin foram cedidas pelos Lafin, lei 2412. 





A lei de 1978 informa a extensão da rua de 186m mas não fornece a largura.



A rua passa a medir 441m conforme croqui, sendo prolongada em 225 m.,


A parte hachuriada é da Lei 2412/1978, onde está prevista a rua
 (antigo caminho tipo servidão) até a residência de
 Maria Lafin (Johann faleceu em 14/03/1963). A outra parte é o prolongamento.




Na rua dos desmembramentos aprovados em nome de Engelberto Naatz, Daniel Américo Moreira e Heriberto Holetz, Lauzinho Pacher, e Espólio de Maria Lafin, totalizando 441,00 m (quatrocentos e quarenta e um metros) de extensão, localizada no Bairro Vila Nova. 

Com o tempo, a ponte desmoronou, a rua Johann Lafin só tinha entrada pela rua Waldemar Farinhas e não na rua Almirante Tamandaré. A rua passou a ser  uma continuidade da rua Waldemar Farinhas e a entrada é pela rua São Leopoldo. 
A rua foi asfaltada, o ribeirão Jararaca foi parcialmente canalizado. 

O encurtamento da RUA Johann Lafin, ENTRADA PELA ALMIRANTE ATÉ WALDEMAR FARINHAS, não foi encontrado em nenhuma legislação municipal, BEM COMO O QUE FOI FEITO DESTA PARTE.

o acesso a rua Almirante seria fácil pois o Ribeirão Jararaca, onde estava a ponte foi canalizado e aterrado E PODERIA VOLTAR A ENTRAR PELA ALMIRANTE. 


As terras desde a rua Almirante Tamandaré até a Waldemar Farinhas ESTÃO SENDO USADAS? 
 

Fonte:

Viabilizar o prolongamento da Rua Johann Lafin, no Bairro Vila Nova.

Justificativa: atualmente a rua tem 186,00 metros oficiais. Situada no início da Rua Almirante Tamandaré, entre os n°s 1.220 e 1.300.
Os moradores da rua necessitam da oficialização do prolongamento da via, conforme dados anexos aprovados pelo SEPLAN, para retirada de documentos dos terrenos.



Projeto de Lei Nº 6347/2012

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    29/11/2012
  2. Documento sem Manifesto
  3. Ementa
    DENOMINA DE “RUA JOHANN LAFIN”, PROLONGAMENTO DE VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO
  4.  BAIRRO VILA NOVA. 
  5. Objeto: DENOMINAÇÕES
  6. Situação
    Projeto Sancionado/Promulgado em 12/12/2012
  1. Processo
    1/1759

Art. 1º É denominado com o mesmo nome de Rua Johann Lafin - denominada pela Lei nº 2.412, de 1º de novembro de 1978 - o prolongamento da referida via pública em mais 225,00 m (duzentos e vinte e cinco metros), descrita em parte como rua dos desmembramentos aprovados em nome de Engelberto Naatz, Daniel Américo Moreira e Heriberto Holetz, Lauzinho Pacher, e Espólio de Maria Lafin, totalizando 441,00 m (quatrocentos e quarenta e um metros) de extensão, localizada no Bairro Vila Nova.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data de imigração dos ascendentes

Data de chegada dos meus ascendentes imigrantes encontradas nas mais diversas fontes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Os primeiros imig...